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Relatório de Verificação Física Remoto (RVFR): Entenda como funciona essa etapa no Comércio Exterior

Você sabe como a Receita Federal realiza hoje a conferência física das mercadorias no processo de importação? Se a sua resposta foi imaginando fiscais presencialmente inspecionando cargas, saiba que a tecnologia já transformou esse cenário há algum tempo.

Atualmente, grande parte dessas conferências é feita de forma remota, por meio do Relatório de Verificação Física Remoto (RVFR): um documento oficial que faz parte da rotina do despacho aduaneiro.

O que é o RVFR?

O Relatório de Verificação Física Remoto (RVFR) é um documento elaborado quando uma Declaração de Importação (DI) é selecionada para conferência física. Com o apoio da tecnologia, a Receita Federal realiza essa conferência à distância, utilizando câmeras e microfones instalados no recinto alfandegado.

Como funciona na prática?

  • O fiscal da Receita solicita a conferência.
  • Um analista conduz o processo de forma remota.
  • No local da carga estão o fiel depositário e o representante do importador (geralmente o despachante aduaneiro).
  • Seguindo as instruções do analista, eles manuseiam a carga diante das câmeras, mostrando volumes, etiquetas, embalagens e conteúdos específicos, conforme solicitado.
  • Toda a inspeção é registrada em tempo real.
  • Finalizada a conferência, o analista elabora o RVFR, que é enviado ao auditor fiscal para a continuidade do despacho.

Por que esse processo é importante?

O RVFR traz agilidade, segurança e transparência para o processo aduaneiro. Além disso, permite que as fiscalizações sejam descentralizadas, otimizando recursos e reduzindo custos operacionais, tanto para a Receita Federal quanto para os operadores do comércio exterior.

E o que consta nesse relatório?

O RVFR detalha:

  • A identificação da carga;
  • Descrição dos volumes e mercadorias;
  • Quantidade conferida;
  • Observações sobre eventuais divergências;
  • Registro fotográfico dos volumes (sem expor marcas ou detalhes sensíveis);
  • Assinatura digital dos responsáveis.

Como a H.impex apoia seus clientes?

Na H.impex, acompanhamos de perto cada etapa do processo, oferecendo total suporte durante a verificação física remota. Atuamos para garantir que tudo ocorra dentro dos parâmetros legais, com eficiência e segurança, minimizando riscos e otimizando os prazos.

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